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Bebidas Vegetais - Alternativa ao Leite de Vaca


Cada vez se fala mais sobre os inconvenientes da utilização do leite de vaca. As alergias e intolerâncias à lactose e à proteína do leite de vaca e as condições que este é obtido tem levado muitos a procurar alternativas mais saudáveis e menos cruéis para os animais.
As bebidas vegetais, usualmente designadas por leites vegetais, embora não sendo lácteos, são elaboradas com ingredientes vegetais e água. São saudáveis e apresentam alguns benefícios para a saúde, nomeadamente:
- Não contêm lactose
- Apresentam baixo teor em gorduras
- Alto teor em vitaminas do complexo B
- Relação equilibrada entre potássio e sódio
- Óptimo para pessoas com sistema digestivo lento, prisão de ventre, colón irritável

Nos supermercados já se encontram muitas opções mas normalmente apresentam um preço elevado e quase sempre apresentam conservantes, corantes e açúcares ou adoçantes, o que faz com que muitas das propriedades desses leites se percam.
A opção é fazê-los em casa. O processo para obter leite de diferentes tipos de cereais, frutos secos, sementes e leguminosas é muito simples. Na maioria dos casos é necessário deixar de molho os grãos ou sementes durante cerca e 12h, triturar com água e coar.

Alguns exemplos de leites vegetais são:
- Leite de aveia, amêndoa, noz, arroz, amendoim, caju, linhaça, millet, espelta, kamut, sementes de sésamo, girassol, cânhamo, abóbora, coco, etc.

Podem ainda fazer-se bebidas combinadas com estes ingredientes, o que as torna mais saborosas e interessantes do ponto de vista nutricional.
Uma vez que não têm qualquer conservante, depois de feitos, os leites vegetais duram cerca de 2 a 3 dias no frigorífico.
O resíduo resultante de elaboração das bebidas vegetais pode ser usado para fazer bolachas, bolos, pão, papinhas para o pequeno-almoço, enriquecer sopas, entre outras.

Outra vantagem é a de minimizarmos a quantidade de embalagens que utilizamos.

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