In Lifestyle

Nozes de Saponária

Lavar roupa com consciência ambiental 

Depois de ter trabalhado num gabinete de projetos de estações de tratamento de águas e ter efetuado visitas a inúmeras instalações deste tipo, percebi que tinha que arranjar alguma forma de minimizar a carga de poluentes que introduzia diariamente na água que consumia.
Nessa altura, porque ainda era na casa dos meus pais que a minha roupa era lavada, não me dediquei na procura de uma solução mas quando comprei a minha primeira máquina de lavar roupa (e única até agora), depois do Manel nascer, senti necessidade de arranjar uma solução “amiga do ambiente”.
Experimentei vários detergentes ecológicos (mais tarde escreverei sobre isso) mas ainda assim, ao ler a composição dos mesmos, achava que tinham químicos a mais.

Quando o meu filho, com 5 meses, apareceu com feridas nos braços, sem perceber porquê, fomos ao dermatologista e foi-lhe diagnosticado dermatite atópica. Saí da consulta em pânico com as imagens que me mostrou, por me ter dito que era uma doença crónica e por lhe ter receitado inúmeros cremes e medicamentos. Pesquisei muito para tentar minimizar, dentro do possível, a utilização destes.
Penso que desde aí, o que eu já acreditava e defendia, mas que vinha a adiar por motivos tão banais como a falta de tempo, a velha desculpa “se for só eu nada muda”, entre outros, teve que ser posto em prática… com a maior urgência possível para que o Manel tivesse mais qualidade de vida, sem feridas e comichões terríveis. 

Como na altura estava a ser alimentado exclusivamente a leite materno, não pude alterar nada na alimentação. O primeiro passo foi a procura de roupa 100% algodão, com cor neutra ou branca (sem ser tingida). Logo de seguida a procura de um detergente ecológico e o menos agressivo para a pele possível. Foi assim que encontrei as nozes de saponária, que nunca tinha ouvido falar.
As nozes são provenientes de árvores selvagens Ritha (sapindus mukorossis), que se encontram na Índia e Nepal. Contêm saponina que se dissolve quando entra em contacto com a água. A sua ação é similar à do sabão.

Podem ser usadas na máquina de lavar roupa, colocando cerca de 4 nozes num saquinho de linho (normalmente vem na embalagem das nozes) ou dentro de uma meia com um nó, junta da roupa, no tambor da máquina. As mesmas nozes podem ser usadas até 4 vezes.
Também podem ser usadas na máquina de lavar loiça, com as nozes colocadas dentro do saquinho no cesto dos talheres. É usada como detergente manual de loiça, limpa vidros, detergente automóvel, champô e repelente de insectos em plantas. Para este tipo de utilizações deve-se ferver 1L de água com cerca de 20 nozes durante 2 min. Depois de frio, coar. Pode ser usado durante 2 a 3 semanas. Pode-se também juntar à água, salva, alecrim ou hortelã. Neste caso as mesmas nozes também podem ser usadas até 4 vezes. Se se pretender um liquido mais espesso, colocar a mistura da água e nozes, depois de fervida, no liquidificador.
É um produto antialérgico pelo que é aconselhado utilizar em roupa de bebés, em roupa de pessoas com pele sensível, com alergia, dermatites ou eczemas.

Um saco de nozes (1Kg) dura imenso tempo, tornando a sua utilização económica e ecológica, pois não se utilizam embalagens nem poluímos a água, uma vez que as nozes são 100% biodegradáveis. Quando as nozes já estão secas e escuras (sem saponina) podem ser colocadas no compostor.
A saponina tem propriedades bactericidas e antifúngicas e usadas na roupa, protegem as cores e não é necessário a utilização de amaciador. Estas naturalmente suavizam os tecidos.
Se gostarem que a roupa tenha cheiro podem adicionar umas gotas de um óleo essencial no saquinho das nozes.
Há mais algumas coisas que faço para minimizar os efeitos desagradáveis da dermatite atópica mas ficam para um próximo post.


Related Articles

6 comentários:

  1. Como lhe disse vou entrando e questionando.
    Onde consigo encontrar as nozes de saponária?
    Obrigada.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Faz muito bem em questionar! Eu adoro estas nozes.
      Há várias lojas online que têm à venda, p.e., a Circulo Bio, a Rebento e a Miristica.
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Valem bem a pena. Duram imenso e não prejudicam o meio ambiente ;)

      Eliminar
    2. Não conhecia.
      Vou procurar e wxperimentar.

      Eliminar
    3. Olá!
      Eu também só conheci por causa do aparecimento da dermatite atópica no meu filhote.
      Desde aí que adoro e não quero outra coisa.
      Muito em breve vou ter para vender, na loja online que está a ser criada associada ao blog!! Cerca de 1 mês e está pronta!
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar

Subscrições

subscrições