In Receitas

Iogurtes Caseiros

Já há algum tempo que faço grande parte dos iogurtes que consumimos em casa. É possível fazer iogurtes lácteos ou vegetais.
É fácil, muito mais barato e são mais saudáveis, pois não têm açúcares, corantes nem conservantes adicionados. Tem ainda uma outra vantagem bem importante, minimizamos a quantidade de embalagens plásticas que utilizamos pois estes são feitos em frascos de vidro, reutilizáveis.
Faço naturais e depois se desejar adiciono fruta, mel, cereais, granola, etc. Ou também se podem fazer com uma calda de fruta cozida.

Hoje deixo uma receita básica de iogurtes lácteos naturais. Utilizo-os também para temperar saladas, fazer gelados, para fazer pão, entre muitas outras utilizações.

Receita
Ingredientes;
- 1L de leite gordo (preferencialmente biológico)
- 1 iogurte natural (preferencialmente biológico). Depois de ter feito a primeira vez, pode-se usar um dos que foram feitos, nos próximos

Preparação:
Aquecer o leite até atingir uma temperatura de 50°C.
Juntar o iogurte e mexer bem.
Colocar em frascos de vidro com tampa fechada e colocá-los numa iogurteira, ou envolvidos em material térmico por forma a manter a temperatura.
Esperar 10h a 12h. Após este tempo, deixar arrefecer e colocá-los no frigorífico.


Nota: Na altura de comer pode-se usar fruta frescas, granola, adoçar com mel ou geleia de milho ou como preferir.

Related Articles

4 comentários:

  1. Cá por casa só usamos iogurtes de soja, mas comprados , pois ainda não consegui faze-los na iogurteira.
    Penso que o leite vegetal não deixa solidificar, ou será que precisa de algum produto especifico? Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      Pode fazer os iogurtes de soja exactamente da mesma forma que faz os que aparecem na receita mas em vez de leite e iogurte de vaca usa leite e iogurte de soja.
      Se pretender fazer com outras bebidas vegetais, p.e., com leite de aveia, aí deve usar um espessante como o amido de milho, agar-agar, goma guar, ou outro, para que os iogurtes fiquem mais espessos. Também ficam muito bons!!
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Obrigada Marta, fica a dica , vou tentar depois digo-lhe como correu.
    Bj

    ResponderEliminar

Subscrições

subscrições