In Lifestyle

Onde Faço as Minhas Compras - Parte II

Como prometido, hoje deixo-vos a 2ª parte do artigo sobre as compras cá de casa. 
Depois das compras a granel dos cereais que utilizo (e são muitos mas fica para outro artigo), das farinhas, das sementes, das leguminosas, dos condimentos, dos chás e infusões, dos frutos secos, dos óleos e algas, outro tipo de produtos que consumimos muito cá em casa são os legumes e frutas.
Em praticamente todas as refeições há sopa e os legumes também ocupam uma boa parte dos pratos principais. A fruta é sempre consumida ao pequeno almoço, normalmente em papinhas, nas sobremesas e por vezes entre as refeições.

Desde há uns anos para cá que passou a fazer parte da rotina ir, aos sábados de manhã, ao mercado biológico cá de Braga (no Carandá), onde estão os produtores desta zona a vender os seus produtos. 
O meu filho adora ir brincar para a "floresta" (espaço verde onde se situa o mercado) ou ficar a saltar nas poças de água (quando chove) enquanto eu escolho o que preciso para a semana. 
Desta forma conhecemos os produtores e sabemos quais os produtos da época. Fiquei também a conhecer muito mais variedades de legumes e de como os utilizar.

Desde que a minha filha nasceu e o meu filho começou a fazer desporto aos sábados de manhã, as idas ao mercado ficaram comprometidas e então comecei a comprar a um dos produtores que lá conheci mas agora entregam-me em casa. 
Não pago mais por isso e nesta fase facilitou muito a logística. Entregam tudo numa caixa de papel e apenas os frutos e legumes muito pequenos são colocados em caixas de plástico que devolvemos na entrega seguinte, para que sejam reutilizadas.

As restantes compras que ainda faço no supermercado, que como já disse, são cada vez menos, agora também as faço online, com entrega em casa. Pago uma taxa de entrega mas poupo a minha paciência (se sozinha já era um suplício ir ao supermercado com 2 filhos nem se fala), o meu tempo e o gasóleo que gastaria a deslocar-me lá. 
Para além destas tem ainda outras vantagens. Compro menos por impulso, consigo comparar melhor os preços dos produtos no site e vem tudo separado por tipologia de produtos, como eu gosto, para facilitar a arrumação!


Até agora estou muito contente. Tenho mais tempo disponível estou a diminuir a minha pegada ecológica, porque consumo cada vez mais produtos biológicos que respeitam os solos e não contaminam as águas, para além de serem muito mais saudáveis e porque gasto muito menos combustível.

Related Articles

8 comentários:

  1. Também sou adepta dos produtos biológicos. Mas numa feira como sabemos se realmente são biológicos? Têm o respetivo certificado? Só compro produtos certificados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lénia.
      Agradeço o seu comentário. Sem dúvida que é uma questão muito pertinente.
      Se solicitar o certificado de produtor em modo de produção biológico certamente será disponibilizado. Outra forma que tem para ter a certeza do que compra é perceber quem é o produtor e fazer uma pesquisa rápida na internet. Muitos destes produtores já têm páginas online e os certificados e por vezes até as análises realizadas aos terrenos, disponíveis para consulta.
      Pelo que conheço, no universo dos produtores biológicos, há uma grande abertura para visitarmos os seus terrenos de produção, onde também pode verificar como são produzidos. Por último e não menos importante, há todo o aspecto, sabor e textura que só os legumes e frutas biológicos apresentam!
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Na verdade, os produtores são obrigados a ter o certificado bem visível nos mercados que frequentam.

      Eliminar
  2. Biosaudações cordiais Lénia Oliveira. A Minhorigem - Associação Agro-Ecológica do Minho, que organiza O Mercado Biológico semanal no Carandá, instituiu um Regulamento, em que é obrigatório ser Produtor Certificado em Modo de Produção Biológico e apresentar o devido Certificado actualizado, aquando da realização do Mercado. É um Mercado exclusivamente de produtos biológicos. Os Produtores ou as Entidades que estão presentes neste Mercado Bio, são Todos da Região do Minho (outra regra)... Biocumprimentos!... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Zé de Braga.
      Só tenho a agradecer os esclarecimentos prestados!
      Biocumprimentos!

      Eliminar
  3. Marta Machado - "Mãe Natureza",
    Desde de já, gostaria de Agradecer, em nome de Todos os Associados da MINHORIGEM, esta Sua iniciativa, de partilhar os Seus Princípios de Vida!... :)
    O sorriso, é porque Todos nós Biológicos do Minho, também fazemos parte, daquilo que é mais importante de alcançar na Sua Vida e de cada Um - a FELICIDADE!... :)
    Esperamos continuar a surpreender, com todos os sentidos a ser activados, sempre que veja, pegue, cheire, prove e desfrute, dos nossos produtos biológicos, quando vá ter com eles ao Mercado Biológico de Braga, ou quando eles vão ter Consigo a Sua Casa!... :)
    Muito Obrigado!
    José Sousa, Minhorigem/Biodiversus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Muito agradecida pelas suas palavras! Sem dúvida que os objectivo são os sorrisos e muita felicidade!
      Obrigada por trazerem a Braga fantásticos produtos frescos todas as semanas.
      Boas colheitas ;)

      Eliminar

Subscrições

subscrições