In Outros

Earth Overshoot Day



No passado dia 02 de Agosto esgotaram-se os recursos naturais do planeta Terra para o ano de 2017, o que significa que consumimos em excesso o que a Natureza nos dá, tendo em conta a sua capacidade de regeneração. Este ano foi ainda mais cedo do que no ano passado, em que este marco foi ultrapassado no dia 08 de Agosto. Segundo a Global Footprint Network e o World WildLife Found (WWF) o último ano em que a humanidade respeitou os recursos existentes no planeta para um ano inteiro foi em 1970. A associação ambientalista Zero afirma que se todos os povos fossem como os portugueses o overshoot day teria sido em 05 de Junho e lembra que nos últimos 10 anos houve a antecipação em 54 dias deste marco. “Se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que nós seriam precisos 2,3 planetas”.
“O consumo de alimentos e a mobilidade são as atividades que mais contribuem para a pegada ecológica em Portugal”, diz o comunicado da Zero, que também defende que o ponto fulcral será a redução no uso de materiais, a reutilização e a extensão dos tempos de vida dos bens e equipamentos bem como a alteração do paradigma “usar e deitar fora” para o “ter menos mas de melhor qualidade”.
Outra proposta é a de uma dieta alimentar saudável e sustentável com a redução do consumo de proteína animal e aumento significativo no consumo de hortícolas, frutas e leguminosas secas. “Isto trará enormes benefícios para a saúde e a redução do impacto ambiental associado à alimentação.”
Outras medidas apresentadas prendem-se com a promoção da mobilidade sustentável, a partilha de transportes e a disponibilização de infraestruturas que estimulem a mobilidade leve (andar a pé e de bicicleta).  Viver com pleno respeito pelos generosos limites do planeta Terra é a única forma de garantirmos um futuro melhor para todos.
Porque adoro o nosso planeta Terra e porque quero que os meus filhos o conheçam e disfrutem dele tanto quanto eu, iniciarei a partilha de algumas práticas diárias presentes na minha vida, que pretendem respeitar o ambiente e desenvolver um estilo de vida mais saudável. 

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrições

subscrições