In Receitas

Esparguete de Courgette

Esparguete de Courgette

Neste momento da minha vida já posso dizer que nós os 4 adoramos legumes e vegetais. Sim, porque a Mafalda também gosta muito das suas sopas e se mais lhe desse, mais comia.
Raro é a refeição em que o prato não tenha legumes, para além da sopa. E se por acaso não os coloco lá por algum motivo (nem que se seja a falta de tempo) há sempre quem reclame!

Há cerca de 2 anos comprei um espiralizador. Já andava com vontade de ter um há algum tempo mas nessa altura encontrei um, com uma promoção muito aliciante e decidi comprá-lo online. Desde aí que várias vezes faço esparguete de legumes. Uso courgette, cenoura, batata doce, beterraba, entre outros.

Esparguete de courgette

Por agora partilho uma receita facílima de esparguete de courgette. É super simples e rápida e uma boa receita para quem não gosta muito de comer legumes ou mesmo para quando não há muito tempo para fazer algo mais elaborado.

Este esparguete pode ser usado como acompanhamento de alguma proteína ou cereal ou mesmo como prato principal, adicionando, por exemplo, uns tomates cherry partidos em metades, uma maionese de abacate (em breve partilho receita) e queijo parmesão ralado ou então também pode simplesmente adicionar pesto (também irei partilhar receita) ao esparguete e uns frutos secos. Ficam ambas muito boas!

Desta vez escolhi a courgette porque é um óptimo legume. Para além de ter muito poucas calorias é muito rico em minerais, principalmente o potássio e em vitaminas. É muitas vezes aconselhado para problemas digestivos. A casca é uma boa fonte de fibra, que ajuda na diminuição da obstipação. 
Uma vez que tem na sua composição um elevado teor em folato, que é sintetizado em ácido fólico pelo organismo, é importante para a saúde das grávidas de dos bebés.

Os utensílios para espiralizar encontram-se em muitos locais à venda e bem baratos. Por cá, valeu bem o investimento pois utilizo-o muitas vezes. A meu ver tem 2 inconvenientes, é grande e por isso difícil de meter num armário da cozinha e não é demasiado fácil de lavar, embora possa ir para a máquina da louça (o que raramente acontece devido à sua grande dimensão).


Receita
Ingredientes:
  • 1 Courgette grande
  • 1 Dente de Alho
  • Azeite q.b.

Preparação:
- Lavar bem a courgette e espiralizá-la, com o auxilio de um utensílio próprio.
- Numa frigideira deitar o azeite e deixar aquecer, em lume brando.
- Picar o alho e juntar ao azeite e deixar alourar ligeiramente (sem queimar).
- Juntar a courgette até ficar amolecida.

Está pronto. Difícil, não é?!

NOTA: Como já sabem, cá em casa, praticamente só entram legumes cultivados em modo de produção biológico. Principalmente quando se utilizam com casca devem usar apenas destes, pois é na casca que se concentram mais os químicos.

Related Articles

2 comentários:

  1. Já comprei o espiralizador, e hoje fiz o courgete com cenoura no azeite com uns bons dentes de alho, ficou adocicado, muito saboroso, na próxima faço a dose a dobrar.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, não é?! Agora é só explorar novos legumes e variações dos mesmos!! Nós gostamos muito!!
      Bjinhos

      Eliminar

Subscrições

subscrições