In Beleza

Sabonetes de Azeite

Sabonetes naturais de azeite

No seguimento do artigo anterior sobre os 7 Ingredientes a Evitar nos Produtos de Higiene e Cosmética e após constatar que  efectivamente estes ingredientes estavam presentes em grande parte dos produtos de beleza que usava diariamente comecei à procura de alternativas.

Mais uma vez vos digo que não é fácil encontrar algo com qualidade e sem ingredientes estranhos na sua composição.
Resolvi que queria começar a fazer, os meus produtos, nomeadamente os sabonetes.

Pesquisei bastante e percebi que era necessário estudar um pouco mais para poder fazer bons produtos, adequados aos vários tipos de pele e em segurança. 
Participei num workshop de sabonetes artesanais de azeite para poder entender melhor a formulação e regras de segurança a adoptar no fabrico de sabão. Foi óptimo. Aprendi as bases e a partir daí expandi e explorei o mais que pude com muitas experiências. Testei inúmeras formulações e matérias primas diferentes e o resultado final foi quase sempre muito aceitável!

Tudo isto começou com o objectivo de fazer sabonetes apenas para nós mas como precisava de mais "cobaias" a família mais próxima também experimentou. Aprovado! Gostaram tanto que nesse Natal  decidi oferecer aos amigos e à restante família.
Comecei a vendê-los em feiras e porque havia muitos interessados decidi organizar workshops sobre o tema.

Sabonetes naturais de azeite

Podem-se fazer inúmeros tipos de sabão tendo em conta o tipo de pele de cada um e o efeito terapêutico pretendido.
A base destes sabonetes é sempre o azeite que tento comprar, sempre que possível, no comércio local bem como os óleos, manteigas, ceras, óleos essenciais puros e plantas medicinais.

Como acredito que devemos respeitar a natureza, utilizo sempre produtos biodegradáveis e na sua maioria biológicos.
Não utilizo óleo de palma, aditivos sintéticos para fazer espuma, corantes ou conservantes artificiais. Ainda assim estes sabonetes fazem espuma! Basta uma escolha criteriosa de óleos e gorduras e obtemos uma espuma mais cremosa ou mais intensa, dependendo da quantidade e tipo usados.

Para além de serem muito mais saudáveis para nossa saúde, tendo em conta que os usamos no maior orgão do nosso corpo, a pele, são também um produto biodegradável e não testado em animais, o que faz com que seja seguro e amigo do ambiente.

Tente optar por produtos biológicos pois são os que apresentam menos substâncias tóxicas para o organismo e antes de comprar verifique os rótulos com os ingredientes usados. Lembre-se que:

  • Os primeiros ingredientes da lista são os que se apresentam em maior quantidade.
  • Mesmo dizendo "natural" ou "artesanal" verifique a lista de ingredientes para comprovar.
  • Quanto mais simples e menos ingredientes tiver na sua composição melhor será para a pele.

O próximo artigo desta série é sobre os champôs que utilizo. 
Espero que gostem!


Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrições

subscrições