In Receitas

Sopa de Miso - Um Alimento Medicinal Japonês

Sopa de Miso
Esta é uma receita que já há muito tempo queria deixar aqui no blog. Cá em casa é comum fazermos e gostamos muito, para além do bem que nos faz!

O Miso - Um Alimento Medicinal

Com a "moda" dos restaurantes japoneses a sopa de Miso já é bastante mais conhecida no nosso país.
O Miso é considerado um alimento medicinal, vulgarmente utilizado no Oriente. Os japoneses dizem que este alimento é um presente dos Deuses para a Humanidade. 
É uma entrada quase obrigatória numa refeição japonesa porque é considerado um óptimo alimento para a saúde e longevidade.

O Miso é uma pasta produzida a partir dos feijões de soja e sal, fermentados com cevada ou arroz e um fungo japonês chamado Koji. Há também outras variedades usadas mas estas são as mais comuns.
Tem um sabor bastante salgado mas também ligeiramente adocicado.
É muito utilizado em sopas e em pratos de vegetais, molhos, pastas, pickles, tofu, peixe, marisco ou algas.
Deve ser dissolvido em água antes de se usar.
Cá em casa uso o Miso de cevada, que é o mais equilibrado no sabor, e o de arroz. Muitas das vezes até misturo os dois.

 As propriedades do Miso

O Miso é considerado um probiótico, tal como o iogurte ou o Kefir, pois é composto por bactérias e fermento vivo.
Contém enzimas que melhoram a digestão, fortalecem a qualidade do sangue e reforçam o sistema imunitário. 
Tem um elevado teor de proteínas, cálcio, aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, nomeadamente a B12 que tantas vezes falta nas pessoas com um regime alimentar vegan.
Há estudos que dizem que ajuda a prevenir o cancro da mama, as doenças cardiovasculares e as doenças provocadas pela radiação.
Renova a flora intestinal, alcaliniza o sangue e ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do corpo.  
Há relatos de quem consume este alimento diariamente, que diz ficar com uma pele e cabelo mais brilhantes e bonitos.
Dizem que as vitimas de Hiroshima e Chernobyl foram tratados com Miso, por causa das suas propriedades desintoxicantes.
É também considerado um estimulante da libido.

Pode ser ingerido diariamente e as crianças também o podem ingerir, se bem que em quantidades mais reduzidas pois é um alimento bastante salgado. É necessária precaução na ingestão para os que têm problemas de hipertensão arterial, pelo mesmo motivo.

O Miso, por ser um alimento vivo não deve ferver e deve ser sempre diluído num pouco de água, numa pequena taça, para não ficar com grumos. Após estar bem desfeito pode-se juntar ao prato.


Receita
Ingredientes:

  • 1 cenoura
  • 4 cogumelos marron grandes
  • 1 alho francês
  • 1 cebola pequena
  • 1 folha de alga wakamé
  • 1 colher sobremesa de miso (por dose)
  • 1 molho de coentros


 Preparação:
- Começar por hidratar a alga. Para isso corto-a com uma tesoura em pedaços e coloco-a numa taça de vidro com um pouco de água, durante 10 a 15 minutos.
- Enquanto isso cortar os legumes em tiras uniformes. Para o conseguir e não me ocupar muito tempo, uso a minha aliada mandolina da Borner (que já sabem que adoro!).
- Colocar os legumes numa panela e cobrir com água. Quando começar a ferver, baixar o lume e deixar cozinhar mais 10 a 15 minutos. Se tiver pouca água pode-se juntar um pouco mais.
- Nesta fase junta-se a alga cortada e a água onde esteve a hidratar, pois está cheia de minerais.
- Após os legumes estarem cozinhados, adiciona-se o Miso, previamente dissolvido num pouco da água do caldo e mal comece a levantar fervura, desliga-se o lume (o Miso não deve ferver).
- Servir em taças (estas lindas que aparecem na foto comprei recentemente na fantástica loja Maria Granel) e adicionar ervas frescas. Desta vez usei coentros mas poderia ser cebolinho, salsa, aipo, etc).

Há inúmeras variações a esta sopa, podendo ser usados outros ingredientes, outro tipo de corte dos legumes e até outro tipo de Miso. É só verificar qual é que gosta mais e abusar dela.

Bom apetite!!




Related Articles

15 comentários:

  1. Nunca cozinhei nada do género mas parece-me uma receita muito boa para experimentar um dia destes! Obrigado pela partilha!

    http://www.americanish.blog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra!
      É uma óptima receita para experimentar porque é muito simples de fazer e deliciosa!
      Obrigada.

      Eliminar
  2. Já há muito que queria tentar fazer a sopa de Miso, mas sempre com medo de arriscar, agora com o processo explicado será bem mais fácil. Só preciso de saber onde comprar o Miso, e como se apresenta?
    Obrigada
    Bj
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! Já estava a sentir a sua falta por aqui ;)
      Experimente que vai gostar com certeza! O Miso pode ser comprado no Celeiro. É uma pasta e costuma vir numa caixinha de plástico ou num saco de plástico com uma tampinha doseadora! Não é muito barato mas dura muito tempo!
      Bjinhos e depois diga como correu.

      Eliminar
    2. Olá Marta!
      Obrigada , tenho o Celeiro mais ou menos próximo, vou comprar e fazer a sopa.

      Práticamente passo todos os dias por aqui.... «olhar as novidades» mas realmente não tenho comentado.... pois tb não a quero «incomoda-la»... venho com pézinho de lã.... :) e saio... mas estou a adorar este espaço. Bj

      Eliminar
    3. Olá Isabel!
      Compre. Vai gostar ;)
      Não precisa de vir com pezinho de lã, já sabe que responde sempre aos seus comentários... mesmo que por vezes demore um pouco mas deve imaginar o que é conjugar o trabalho (a mais de 50Km de casa), os filhos, o marido, a casa e o blog ;)
      Todas as semanas há sempre artigo novo no blog mas pelos mesmos motivos nem sempre no mesmo dia da semana mas faz muito bem em por cá passar!
      Ainda bem que se sente bem cá... muito em breve vou ter muitas novidades para contar! Espero contar consigo ;)
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
    4. Olá Marta!
      Como a compreendo... trabalho ,casa, filhotes, blog e marido ( que tb gostam de colo) não é fácil, terá que ter uma logistica muito bem organizada, mas quando se gosta ... gosta-se... roubam-se umas horitas ao sono e faz-se o gosto. Vou aguardar pelas novidades... estou curiosa ;) e pode contar comigo... vou cá estar... não com tanta frequência como gostaria ... mas vou aparecer Beijinhos

      Eliminar
    5. Olá Isabel!
      Não há dúvida. Quando fazemos o que gostamos arranjamos sempre um pouco de tempo! E eu adoro o que faço ;)
      Muito obrigada por tudo e até breve!

      Eliminar
  3. Interessante! Só existe na loja "celeiro"? Eu vivo numa zona rural... Será que vendem modo nas ervanárias ou na secção "produtos ecológicos" no Modelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilidia!
      Deverá haver à venda noutras lojas que não o Celeiro mas realmente não sei muito bem onde. No Modelo penso que não vai encontrar. Fiz agora uma pesquisa no continente online e não encontrei.
      Deve conseguir encontrar em lojas de produtos naturais ou orientais. Senão quando vier à cidade compra. O Miso, no frigorífico dura mais de 1 ano!!
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  4. Outra maneira ótima de consumir o miso é usar como uma “pasta” (em pouca quantidade, claro) como se usa o húmus. Adoro pepino com miso, é maravilhoso. Aqui no Japão, o verão é terrível (super húmido) e esta é uma alternativa fresca e super deliciosa. Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Que boa ideia. Nunca pensei em usar miso dessa forma mas parece-me muito interessante. Deve realmente ser bastante fresco!
      Muito obrigada pela partilha!
      Beijinhos

      Eliminar

Subscrições

subscrições