In Beleza Lifestyle

Dia da Terra - Champô sólido, Desodorizante e Dentífrico Zero Waste

Cosmética zero waste
Esta semana comemorou-se o Dia da Terra. O desafio para este ano é o da eliminação da poluição do plástico que ameaça o nosso planeta. 
Já escrevi vários artigos sobre esta temática e já partilhei a minha opinião sobre o plástico (pode ler o artigo aqui). 
Muitos outros tenho escrito sobre inúmeras alternativas ao plástico que pudemos facilmente adoptar no nosso dia a dia. Todas elas são simples! São apenas pequenas mudanças no nosso quotidiano que podem fazer toda a diferença no futuro do nosso mundo. 

Sinto que ao alterar alguns dos meus hábitos, para outros mais sustentáveis, não só dou o exemplo aos meus filhos como também aos meus amigos e colegas, que acabam por se juntar a mim em muitas das minhas práticas! Desta forma, aos poucos, sem nenhum tipo de imposição e apenas com muita informação (e apenas quando solicitada), estamos todos a trabalhar para termos mais saúde, sermos mais felizes e vivermos num planeta mais verde. O que poderíamos querer mais? Por mim é suficiente!

Cosmética Zero Waste

Em minha casa, logo a seguir à cozinha, a casa de banho é a zona da casa mais geradora de resíduos. São os frascos de champô, de amaciador, das pastas de dentes, dos desodorizantes, dos cremes, dos invólucros dos sabonetes, etc.
Já tinha partilhado com vocês que os sabonetes que normalmente utilizo são feitos por mim (pode ler o artigo aqui). Esses obviamente não têm embalagens que vão para o lixo e o desodorizante que utilizo também dura cerca de 1 ano (saiba qual é aqui). Ainda assim a cada ano (ou quando este se parte) é mais uma embalagem de plástico que vai para o lixo. 

Fartei-me e tomei uma atitude. Na casa de banho, depois de começar a usar os sabonetes de azeite, introduzi os cotonetes de bambu. Ambas as medidas foram aprovadas em unanimidade!
Há muito que queria experimentar o champô sólido e aventurei-me há uns meses. Pesquisei, procurei e optei por comprar um exemplar a uma artesã de cosmética 100% natural, biológica, vegan e sem testes em animais, de seu nome Saponina.
A Liliana, a alquimista desta marca mostrou-se sempre super disponível para me esclarecer quanto às dúvidas que tinha sobre os ingredientes que usava, métodos de fabrico e modo de utilização.
Encomendei e muito rapidamente a encomenda chegou, com um cheirinho deliciosos, com umas embalagens de papel lindas e com uma mensagem personalizada escrita à mão. Amei!!

Cosmética zero waste

Já que ia pagar os portes, não resisti a experimentar também o desodorizante e o dentífrico sólidos. Estranho, não? Sim, no inicio é realmente estranho mas adorei a experiência e desde aí que não tenho usado outros.

Champô Sólido

Confesso que as primeiras vezes achei um pouco estranho lavar o cabelo com uma espécie de sabonete, que esfregamos no cabelo, mas efectivamente basta passar nos cabelos molhados algumas vezes e ficamos com uma super espuma cheirosa muito idêntica às dos champôs convencionais.
Há para vários tipos de cabelo. O que eu comprei tem na sua formulação, óleo de coco, óleo de linhaça, shikakai, argila amarela, aloé vera, azeite, erva príncipe, óleo essencial de erva príncipe e listsea cubeba. 

Devido aos nutrientes presentes no shikakai, tais como a vitamina A, D, E e K, para além de antioxidantes, contribuem para a saúde dos cabelos.
É muito conhecido na Índia, onde tem sido usado durante centenas de anos como champô natural.
Este champô:
  • Previne e elimina a caspa.
  • Tem acção de champô e amaciador, pois não elimina os óleos naturais do couro cabeludo;
  • Nutre completamente o cabelo, estimulando o seu crescimento de forma natural e saudável;
  • Tem baixos níveis de pH, evitando a eliminação dos óleos naturais do cabelo;
  • Fortalece os cabelos, evitando as pontas espigadas;
  • Fortalece completamente as raízes, conferindo corpo e matéria ao cabelo.

Gostei muito, o cabelo fica brilhante e sedoso. 
O que menos gostei foi o facto de ter que usar amaciador, já que o meu cabelo era bem comprido (entretanto já não é!) e ficava difícil de pentear. O outro ponto menos positivo foi o de se gastar bastante rápido. Durou cerca de 1 mês. Pensava que ia durar mais!

Desodorizante Sólido

Como sabem há muito tempo que uso a pedra de alúmen como desodorizante mas quando vi este pensei que talvez fosse altura de experimentar algo diferente. 
É apresentado com uma forma idêntica à de um sabonete e basta passar ligeiramente por água e passar levemente nas axilas. Este deixa uma fina película que previne o odor e hidrata a axila. 
Fiquei fã. Este, ao contrário do champô ainda nem a meio vai e já passaram mais de 2 meses. Não mancha a roupa e neutraliza completamente o odor.

Este desodorizante contém óleo essencial de palmarosa ou tee tree, que tem uma acção sobre as bactérias. A transpiração não é bloqueada, apenas neutraliza o odor, o que é muito mais saudável para a saúde.

Entre outros ingredientes contém o bicarbonato de sódio que regula o pH do desodorizante, a argila branca usada pelas suas propriedades de purificação e limpeza e óleo de coco e manteiga de karité para manter a hidratação e conforto.

Curioso é o facto que levou a Liliana a criar este produto. A sua filha é desportista de alta competição e tinha experimentado vários tipos de desodorizantes biológicos e nenhum funcionava. Formulou este e verificou-se extremamente eficaz na filha e noutros desportista.

Dentífrico Sólido 

Confesso que de todos os produtos adquiridos este foi o que mais me custou a habituar e ainda não o uso todas as vezes. É realmente muito diferente do que estamos habituados mas nem por isso é mau. Ficamos com um hálito fresco e sensação de limpeza na boca mas faz-me falta a espuma abundante dos outros... mas hei-de lá chegar!

Estes dentífricos são produzidos com ingredientes naturais e biológicos, com o objectivo de lutar contra a placa bacteriana, manter as gengivas saudáveis ou evitar o amarelecimento dos dentes.
São formulados com óleo coco, argilas naturais, plantas, carvão vegetal, bicarbonato de sódio e óleos essenciais naturais. Não têm
flúor ou triclosan.

Para os utilizar basta trincar um pedacito e friccionar sobre os dentes com a escova previamente humedecida. Automaticamente faz uma espuma suave.



Conclusão: Com mais esta medida a minha casa de banho passou a estar com mais espaço porque desapareceram inúmeras embalagens de plástico e ficou com um cheirinho delicioso, porque estes produtos libertam um agradável aroma. 
Obviamente foi mais uma passo para alargar o tempo de enchimento do meu balde resíduos de embalagem, que cada vez mais custa a encher. 
E vocês, já experimentaram? Contem-me tudo!

Em breve sairá outro artigo sobre champôs, prometido já há muito tempo, com reviews de outros champôs sólidos e também de líquidos!
Até breve!


Related Articles

10 comentários:

  1. Eu também uso shampô sólido e adoro! Quanto ao desodorizante utilizo este mesmo de que falaste e adoro-o! Até agora não descobri nada que fosse tão eficaz, ecológico e saudável :)

    Quanto ao corpo também uso um sabonete para o banho :) Tudo vegan claro!

    Um beijinho*


    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      São óptimos, não é?!
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  2. Que maravilhoso testemunho. Obrigado por o partilhares. Já andava com imensa curiosidade de conhecer os produtos desta marca, agora acabei de ficar ainda com mais vontade. Vou fazer Já uma encomenda ☺.
    Beijinho enorme e boa semana .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Obrigada pelas tuas palavras ;) Vais gostar, com certeza!
      Beijinhos e tudo de bom ;)

      Eliminar
  3. Fico feliz por encontrar artigos como este, obrigado pela partilha. Quanto ao plástico... faço vários de desportos ligados ao mar, e é triste deparar-me frequentemente com todo o tipo de objectos tanto no mar como nas praias. É tempo de todos mudarmos os hábitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá A. João!
      Feliz fico eu por ter gostado ;) Concordo plenamente. Quem ama a praia e o mar tem que fazer alguma coisa! Quero continuar a dar uns bons mergulhos no mar sem ter que me desviar do plástico...
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  4. Também já mandei vir os meus!! Chegaram ontem ainda não experimentei!!

    Quanto tempo lhe durou o shampô solido?

    Obrigada
    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que também vai usar. Cheiram tão bem, não acha??
      Não chegou a um mês. Certo que lavo o cabelo dia sim, dia não e na altura que experimentei estava muito comprido mas já percebi que são assim todos os sólidos!!
      Depois diga se gostou.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, não só gostei como não quero outro :-) Comprei para cabelos normais e no meu cabelo faz de 3 em 1. Não precisei usar creme, e também usava um produto para alisar o cabelo e até esse deixei de usar, seco com o secador, uso a escova e fica como eu quero!! Lavo a cabeça de dois em dois dias e durou-me mês e meio.

      O desodorizante é fantástico e não quero outro!

      Só me falta experimentar a pasta :-)

      Eliminar
    3. Boa!! São excelentes mesmo ;) Também adoro!!
      Bjinhos

      Eliminar

Subscrições

subscrições