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Pudim de Chia - A sobremesa que todos adoram

Tal como tinha prometido o artigo de hoje é uma receita. 
Desta vez deixo-vos uma sobremesa que todos gostamos muito cá em casa e que não é mais do que um pudim de chia, super fácil de fazer e cheio de benefícios para a saúde.
Todos gostamos. Até mesmo a Mafalda, que nos a viu a comer e também quis, devorou todas a colheres que lhe dei e chorou quando terminou.

Foi com esta receita que há muitos anos experimentei pela primeira vez as bebidas vegetais (já escrevi sobre estas bebidas aqui). 
Lembro-me de ver uma receita no blog Os dias da Mafalda e ficar com vontade de experimentar. Na altura ainda pouco se falava das sementes de chia e dos seus benefícios mas lembro-me de experimentar a receita e de eu o Pai Natureza estarmos sempre a abrir o frigorífico para ir comer mais um pouco deste pudim delicioso e viciante.

Lembro-me também de uma altura termos tido a visita de uns amigos em nossa casa e de termos um oferecido um pudim de chia que estava no frigorífico. Fez um enorme sucesso, por isso não éramos só nos os que gostávamos!

Os benefícios das sementes de chia

Cada vez há mais estudos publicados sobre os benefícios das sementes de chia. Nos últimos anos estas ganharam imensa popularidade entre quem as consome e os profissionais de saúde e aparecem muitas vezes designadas como um superalimento!

As sementes de chia são provenientes de uma planta nativa dos Maias e eram usadas como fonte de energia.
Estas sementes são muito ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibra, cálcio e ómega 3 e 6 e por isso apresentam inúmeros benefícios para a saúde, tais como:

- Controlo do apetite 
Têm uma grande quantidade de fibra solúvel que ajuda a desacelerar o processo digestivo e um aminoácido que também ajuda a regular o apetite.

Óptima fonte de proteína
São muito usadas por desportistas que procuram resistência.

- Ajuda na saúde dos dentes e ossos
São uma rica fonte de cálcio e boro.

- Melhora muito os problemas de prisão de ventre
Porque contém uma elevada quantidade de fibra solúvel e insolúvel. 

- Excelente fonte de ómega 3 e 6
Os ácidos gordos essenciais são fundamentais para as células do cérebro, para a redução da inflamação no organismo, para a saúde do coração e para regular os níveis de colesterol e triglicerídeos.


As sementes têm uma capacidade enorme de absorver água e por isso são excelentes para engrossar pudins e molhos. Também podem ser adicionadas a batidos, papas de cereais, sobremesas, saladas, entre outros.


Receita
Ingredientes:
  • 1/2 chávena de Sementes de chia
  • 1 chávena de Leite de coco. Pode usar um comprado ou fazer em casa (em breve partilho uma receita)
  • 3 chávenas de Leite de amêndoa. Pode usar um comprado ou ver a receita aqui.
  • Fruta e sementes de cânhamo para decorar
  • 1 colher sobremesa de Geleia de arroz (opcional)

Preparação:
- Comece por colocar numa taça de vidro as bebidas vegetais e a geleia de arroz e misture bem. 
- Adicione as sementes de chia e misture.
- Coloque a taça no frigorífico pelo menos 2 horas mas o ideal é de um dia para o outro. Vá mexendo para as sementes não ficarem coladas umas às outras.
- Para servir, transfira a quantidade desejada para uma taça mais pequena e decore com fruta fresca e com sementes a gosto. Nós usamos os morangos e as sementes de cânhamo (tudo bio, claro!)

Já está! Também gostam tanto quanto nós?


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