In Lifestyle

Sensibilização Ambiental nas Escolas - Parte I - Um caso de sucesso no pré-escolar

Sensibilização Ambiental nas Escolas
Desde que me lembro de ser gente, que adoro estar ao ar livre, seja num campo com flores, numa floresta cheia de árvores, numa quinta com animais, na praia, no rio e na falta de melhor, num parque verde de uma qualquer cidade!

A Sensibilização Ambiental

Quero acreditar que este meu gosto pela Natureza, no seu estado mais belo é, em certo ponto, uma herança genética, mas sinceramente acredito que isso se desenvolveu muito graças à educação que tive. 
Desde muito nova que era comum ir passear com os meus pais para zonas mais calmas, fora da confusão das grandes cidades, onde as actividades ao ar livre eram sempre uma prioridade. Sempre me foi dada liberdade para experimentar e vivenciar o que me rodeava. 

Tive o privilégio de poder subir às árvores, de fugir de vacas cornudas, de escalar montes e pedras, de tomar banho nos tanques de pedra que havia nas aldeias, de dar de comer aos animais, de nadar no rio, de ver pirilampos e chuvas de estrelas, entre tantas outras coisas boas!

Os anos passaram e esse gosto não desapareceu. Continuei a concretizar a minha necessidade de estar em comunhão e em contacto com a Natureza e de tentar tratá-la bem, já que o meu desejo é que os meus filhos possam usufruiu e ser tão felizes como eu fui desta forma.

Obviamente o tempo passa, o mundo muda e hoje, mais que nunca, sinto que temos um papel super importante, enquanto pais e educadores, em mostrar aos nossos meninos o que são os verdadeiros valores de respeito pela natureza. 
Somos um exemplo para eles e muitas vezes é mais importante o que fazemos do que o que dizemos. Temos a responsabilidade de os ensinar a cuidarem do planeta, já que vivem numa época de tanto consumismo e facilitismo.

Um caso de sucesso no pré-escolar

Há uns tempos recebi um telefonema de uma amiga, para me contar a alteração que tinha acontecido na pré escola que a sua filha de 4 anos frequenta e como isso estava a ser positivo para as crianças e para a comunidade. 
Achei tão interessante a preocupação da instituição, a colaboração dos pais e a excitação das crianças que resolvi partilhar, para poder inspirar outros a fazerem o mesmo. 

Efectivamente são pequenas alterações que não custam nada e permitem diminuir muito o tamanho da pegada ambiental mas principalmente ensinar as crianças a cuidarem da sua "casa".

No Centro Escolar de Cerveira, constataram que produziam uma quantidade de resíduos exagerada, durante a hora do lanche, onde cada criança comia o que levava de casa.

No sentido de diminuir os resíduos produzidos resolveram, com a colaboração dos pais, tomar algumas medidas simples, tais como:
  • Abolir os sacos plásticos onde as crianças levavam os lanches, substituindo-os por sacos de pano.
  • Substituir os guardanapos de papel por guardanapos de tecido.
  • Utilizar apenas garrafas de água reutilizáveis.
Comparando a foto anterior com as que se seguem é notória a diferenças na quantidade de resíduos gerados, apenas naquela refeição.
Sensibilização Ambiental nas Escolas

Sensibilização Ambiental nas Escolas
Para além destas alterações na rotina diária, adoptaram também outras, nas salas, tais como a separação de resíduos, garantindo assim que os resíduos são colocados nos locais correctos. A deposição nos ecopontos passou a ser uma das responsabilidades das crianças. 
Sensibilização Ambiental nas Escolas

Sensibilização Ambiental nas Escolas
Com pequenas alterações como estas, as crianças ficaram com mais e melhor conhecimento sobre a temática dos resíduos e com certeza também irão fazê-lo em casa. 

Gostei muito desta iniciativa, pois acho que quando mais cedo os ensinarmos, melhores pessoas serão e o ambiente agradece!

Em breve partilho outros casos de sucesso de medidas de preservação do meio ambiente que fazem noutras instituições e com crianças de outras idades. 

E por aí, também há casos de sucesso? Contem-me tudo!

Até breve!

Related Articles

6 comentários:

  1. Adorei o post e nem a propósito hoje vi que na sala do meu filho tinha na parede uns símbolos do Eco-ponto, e fiz um apontamento para perguntar à educadora se estavam a ensinar.

    Também estou a tentar evitar os sacos plásticos que mandam com a roupinha suja dos descuidos do desfralde do filhote, e a tentar elaborar um saquinho de tecido plastificado. A ver se consigo!!

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom ;) É mesmo importante sensibilizá-los desde pequeninos! Ainda bem que as instituições de ensino estão cada vez conscientes para esta temática!
      Claro que consegue fazer um saquinho prático para o que pretende! Depois mostre ;)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro este tipo de iniciativas. Ensinar os pequeninos é a forma mais eficaz de termos um futuro melhor.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos
    Unike Store Peças únicas, para mulheres únicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olívia,
      Concordo plenamente! É mesmo isso ;)
      Bjinhos e obrigada

      Eliminar
  3. Se todos fizermos a nossa parte ...

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  4. Olá Neuza!
    Tão verdade ;)
    Bjinhos e obrigada

    ResponderEliminar

Subscrições

subscrições