In Lifestyle

Cápsulas de café - Mais um foco de poluição

Cápsulas de café biodegradáveis
Segundo alguns estudos, cada português consome em média 700 cafés por ano. Se forem em cápsula, são 700 cápsulas por ano, por habitante que vão parar a aterro. 

O problema do fim de vida das cápsulas de café

Segundo a legislação europeia, as cápsulas com as borras de café não são reconhecidas como embalagens e desta forma não são aceites pelos programas nacionais de recuperação de embalagens usadas. Por outro lado, quando as mesmas são usadas e vazias já podem ser reconhecidas pela referida legislação europeia.

As cápsulas têm materiais, na sua composição que podem ser aproveitados, tais como o alumínio, plástico, papel e um excelente composto orgânico que pode ser usado como fertilizante agrícola, as borras de café!

Aos poucos, e quanto a mim demasiado devagar, as marcas começam a investir em sistemas de recolha diferenciada das cápsulas usadas mas infelizmente nem sempre existem.

No meu caso, tendo em conta que tenho há muitos anos uma máquina Nespresso que nos ofereceram, inicialmente e porque não havia concorrência, comprava apenas as cápsulas originais e usava o contentor que eles tinham nas lojas para depósito das cápsulas usadas, para que fossem recicladas. 

Cápsulas compatíveis mas sem sistemas de recolha para reciclagem criados

O meu problema começou, quando houve a abertura do mercado para outras marcas produzirem cápsulas compatíveis com Nespresso e eu aderi, por serem bem mais baratas e por não ter que me deslocar às lojas Nespresso para comprar café mas fiquei sem ter local apropriado para depositar as várias cápsulas que gastava em casa.

Obviamente há soluções mais eficientes do que usar cápsulas, podemos usar uma cafeteira, ter uma máquina de manipulo ou até deixar de beber café mas eu já tinha a máquina e não a ia deitar fora, pelo que continuo a usá-la!

Procurei cápsulas reutilizáveis compatíveis mas na altura apenas encontrei umas de inox, o que à partida não seria mau, mas depois de pesquisar um pouco e ler vários reviews percebi que por serem muito duras, por vezes causavam estragos irreparáveis nas máquinas. Assim sendo não fazia sentido para mim. Queria que a minha máquina continuasse a tirar muitos e bons cafés!

A solução que encontrei - Cápsulas biodegradáveis

Na procura por alternativas encontrei umas que muito embora não sejam a solução ideal, custa-me bem menos "na alma" do que deitar as cápsulas para aterro. 
A alternativa que uso actualmente são cápsulas de bioplástico, 100% biodegradáveis. Ao fim de 4 a 6 meses as cápsulas estão completamente degradadas. Parece-me bem mais razoável do que permanecerem centenas de anos em aterro.
Estas têm ainda um vantagem muito positiva, do meu ponto e vista, que é podermos encher as cápsulas com o café que escolhemos. Desta forma, consigo beber café produzido em modo biológico, com um sabor excelente e com uma espuma super cremosa.

Estas cápsulas, da marca que encontrei, são apresentadas em 3 cores distintas, o que pode ser prático para quem usa vários tipos de café, permitindo assim diferenciá-las e agradar a todos.
No final, pode-se retirar as borras de café e colocá-las no compostor e o invólucro pode ir para o contentor indiferenciado. 

Não é a solução ideal e a mais amiga do ambiente mas é a melhor que encontrei até agora. 

Podem encontrar as cápsulas biodegradáveis na Eco Loja da Mãe Natureza - Sustentabilidade do Coração!

E por aí como fazem? Contem-me tudo!

Até breve ;)








 

Related Articles

4 comentários:

  1. Não conhecia, mas sou bem capaz de oferecer ao meu namorado, já que ele é o único que bebe café em casa.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos
    Unike Store Peças únicas, para mulheres únicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olívia!
      São bem interessantes e evitamos fazer tão mal ao ambiente ;)
      Pode ser um bom presente!! Se precisar contacte!
      Bjinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Infelizmente ainda não mudei essa parte, ando também à procura de uma solução que seja melhor para o ambiente e para a minha carteira.

    Para já namoro as cápsulas para abastecer da Maria Granel, mas ainda não dei o passo :-)

    Não consegui aceder à loja que fala!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Titica!
      Esse é o objectivo. Fazer bem ao ambiente sem desgraçar a carteira.
      As que falo, ou escrevo neste caso, são iguais às da Maria Granel.
      Ainda não encontra a loja mas dentro de 1 a 2 semanas já vai encontrar! Estou a terminar os últimos pormenores e logo via estar online!!!
      Até lá se tiver interesse pode sempre mandar mail ou contactar por mensagem nas redes sociais!!
      Obrigada e bjinhos

      Eliminar

Subscrições

subscrições