In Outros

A Mudança da Hora

Só ontem, já bem tarde, me apercebi que a hora ia mudar. Fiquei logo irritada e a sofrer por antecipação.
Desde sempre me lembro de detestar esta mudança da hora. A que faz adivinhar que o Inverno está mesmo aí a chegar.

Ainda andava na escola preparatória e já me chateava esta alteração da hora. Queria dizer que quando saía às 18h15m tinha que apanhar o autocarro e ir até casa com o escuro da noite. A história continuou durante vários anos e foram-se juntando outros factores para eu continuar a não gostar da mudança de hora. 
Já adolescente saía à noite e invariavelmente regressava a casa no autocarro das 4h05m. Mais uma vez o dia de mudança de hora era um stress, pois o autocarro tanto passava pela hora "nova" como pela "velha", o que me deixava numa situação muito complicada. 

Mais tarde ainda vieram os filhos. Alguém que lhes explique que a hora mudou e podemos dormir mais 1 hora... nada disso! Hoje eram 6h e pouco e o Manel já estava desperto e a chamar... não! O pai bem lhe disse para ir dormir, pois era muito cedo, mas ele rapidamente lhe "explicou" que já era de dia!
A Mafalda, como não podia deixar de ser, ao ouvir o irmão despertou também. Ai que ainda é tão cedo e eu preciso tanto de dormir!

Já sei que, nos próximos dias, vão andar com os horários todos trocados e nós vamos ter que fazer algumas adaptações, para que tudo corra pelo melhor. E o pior vem a seguir. Os dias curtos de inverno. Detesto sair do trabalho com a noite já instalada e nem se fala o quanto odeio ir buscar os pequenos de noite. Fico sempre com a sensação que não vou ter tempo para estar com eles nem para fazer nada. Ficam anuladas as idas ao parque, ao monte, ao centro da cidade... não nos apetece ir de noite.

Para que me serve ser dia mais cedo quando eu preciso de aproveitar o dia no fim deste? Não consigo perceber a vantagem. E não me digam que é por questões de poupança energética. Como assim? Eu gasto muito mais electricidade em casa desta forma. Tenho que acender as luzes mal chego a casa e como vivo numa cidade gelada no inverno, tenho que ligar imediatamente o aquecimento sob pena de termos que ficar com os casacos vestidos! 

É deprimente para mim esta mudança da hora.
Alguém que me explique direitinho o que se ganha com isso, por favor!

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrições

subscrições