In Receitas

Creme de Legumes com Quinoa

Creme de legumes e quinoa
No seguimento dos artigos sobre os cereais integrais (o que são e os que utilizamos) e a pedido de muitos, deixo-vos uma receita de um creme de legumes com quinoa. Foi desta forma que introduzimos os cereais, neste caso um pseudo-cereal, na alimentação da nossa bebé. 

Como já vos tinha contado no artigo que escrevi sobre a amamentação, a Mafalda foi alimentada com leite materno até aos 6 meses. Desde aí começamos por introduzir a sopa de legumes ao almoço. 
A vontade dela em explorar a nossa comida foi inversamente proporcional à vontade de mamar durante o dia, pois começou a distrair-se com qualquer coisa que acontecia à sua volta. Parecia que não podia perder nada do que se estivesse a passar. Por outro lado, e para mal da minha sanidade mental, começou a compensar à noite, querendo mamar inúmeras vezes durante a noite, coisa que nunca tinha acontecido até então!

Na consulta com a pediatra, foi-nos aconselhado a introdução da carne na sopa, ao almoço, papa de cereais ao lanche e sopa de legumes ao jantar. 
Tudo me pareceu bem mas não consegui imediatamente deixar de lhe dar de mamar durante quase todo o dia, tão rapidamente. Precisei de uma semanita para me adaptar! 
No entretanto resolvi consultar alguns dos muitos livros de receitas para bebés e crianças que tenho em casa, para me inspirar e tropecei numa receita que me pareceu ideal para fazer esta transição para as 3 refeições. Um creme de legumes com um cereal.. fantástico! Introduzíamos a sopa do jantar e o cereal, que deveria ser ao lanche, tudo na mesma refeição.

Assim fizemos e correu muito bem (e adiamos o lanche uns dias). Como seria de esperar, tendo em conta a boa experiência que tivemos com o irmão, ela adorou e comeu tudo até ao fim.
A receita onde me inspirei foi a do livro da Gabriela Oliveira - Cozinha vegetariana para bebés e crianças.
Como já partilhei num artigo anterior a quinoa é um grão muito rico e completo e quando cozinhada com legumes faz uma refeição muito completa. 


Receita

Ingredientes:
  • 2 Colheres sopa de Quinoa
  • 1 Cenoura
  • 1/2 Ramo de Brócolos 
  • 1 Chávena de Água
  • 1 Colher de chá de Azeite
Preparação:
- Demolhar a quinoa, antes de a cozinhar, pelo menos uns minutos. Também poderá ficar algumas horas.
- Lavar bem a quinoa com água fria, rejeitando a água da demolha.
- Numa panela juntar a quinoa, a cenoura e os brócolos, ambos cortados em pedaços pequenos.
- Juntar a água até cobrir os legumes.
- Deixar ferver e cozinhar durante 15 a 20 minutos, até absorver a água, mexendo de vez em quando.
- Retirar do lume e triturar tudo até obter um creme espesso. Se desejar pode juntar um pouco mais de água fervida.
- Juntar o azeite na altura de servir.

Este creme pode ser guardado no frio até 2 dias. 
A quinoa não tem glúten pelo que este creme pode ser oferecido a bebés a partir dos 5/6 meses.
Dá para 1 a 2 doses.

Espero que os vossos bebés gostem tanto como a nossa gostou!


Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrições

subscrições