In Lifestyle Outros

Por uma Cozinha Mais Sustentável

Utensílios sustentáveis para a cozinha
A cozinha é a divisão da casa a que normalmente não damos grande valor mas que acaba por ser onde passo grande parte do tempo, principalmente nos fins-de-semana em que não há grande saídas (o que por sinal não é muito comum).
Hoje foi um desses dias. Comecei pelo pequeno almoço, que foi apressado porque o Manel já estava atrasado para a aula de música. Quando regressámos fiz o almoço e preparei a sopa para os próximos dias. À tarde fiz iogurtes e scones de cenoura para nós e para a Mafalda, porque também já vai começar a comer destas coisas e segui para a preparação do jantar, onde aproveitei as sobras das refeições anteriores, para fazer uma refeição ligeira.
Tento, sempre que possível, que não haja grandes desperdícios de comida, inventando pratos para utilizar o que sobrou ou o que tem que se gastar.

Cada vez entram menos embalagens na nossa cozinha porque tento fazer em casa tudo o que é possível e para o qual tenho tempo, evitando comprar o que é processado e já vem pronto a comer.
Acredito que desta forma nos alimentamos melhor e por outro lado diminuímos a quantidade de resíduos que produzimos.
Anteriormente já partilhei onde compramos grande parte do que usamos na cozinha, no artigo Onde Faço as Minhas Compras - Parte I e Parte II, e como é que isso vai ao encontro da diminuição do desperdício alimentar e redução de embalagens que usamos.

Muito recentemente, aproveitei uma promoção que a Círculo Bio fez nos seus produtos, a propósito da Black Friday, e comprei uns utensílios que há muito tempo queria adquirir, de forma a tornar a nossa cozinha ainda mais amiga do ambiente. 
Tive que me conter porque esta loja tem imensos produtos, que respeitam o ambiente, fantásticos! Conhecia-a numa das minhas idas ao Mercado Biológico do Carandá, onde costumam participar e mostrar alguns dos produtos que comercializam.

As esponjas para lavar a loiça que normalmente usamos são grandes acumuladoras de fungos e bactérias e são feitas de plástico.
As alternativas de arranjei são todas feitas de materiais naturais e biodegradáveis.
Seguindo a ordem apresentada na foto a primeira (da esquerda) é uma escova para lavar panelas mas que também serve para lavar legumes (por exemplo, batata doce ou cenoura) quando as queremos utilizar com casca. 
A segunda é uma escova para a loiça, em que a parte com as cerdas é substituível.
A terceira é uma escova com fibra de coco, que também pode ser usada na loiça e na limpeza de legumes e por último a luffa, que é uma esponja vegetal. É um fruto de uma planta trepadeira. Esta tanto pode ser usada na limpeza da casa como na higiene pessoal!

É um facto que são diferentes e que no início custou-me um pouco a adaptar mas ao fim de 2 ou 3 peças lavadas comecei a gostar.

Não perca os próximos artigos, nos quais apresentarei mais algumas alternativas adoptadas, cá em casa, e que têm resultado muito bem.

Até breve!


Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrições

subscrições