In Alimentação

Reforço do Sistema Imunitário - Curcuma

Curcuma - Anti-Inflamatório Natural
Este artigo vai ser incluído na série "Reforço do Sistema Imunitário". 
Outros artigos onde são apresentados alimentos que têm algum tipo de poder benéfico para a saúde também farão parte desta série. Alguns já foram anteriormente partilhados:


Este inverno, tal como os outros,  trouxe consigo constipações e gripes que tanto queremos evitar.
Com a chegada do frio tento usar a alimentação como nosso aliado para o reforço do sistema imunitário.
Um dos alimentos a que recorro muitas vezes, principalmente no inverno, é a curcuma.

A curcuma é uma planta medicinal conhecida também por açafrão-das-índias, tumérico ou açafrão-da-terra. Não deve ser confundida com o açafrão pois é totalmente diferente.
É um rizoma cor de laranja, que tanto pode ser usado fresco ou seco e que é vulgarmente encontrado em pó. É muito usado como especiaria, principalmente na Índia, sendo um dos muitos constituintes do caril. 


É muito usado na medicina Ayurvédica, que a utiliza em diversos tratamentos, devido aos óleos essenciais que tem presentes, para além das substâncias corantes como a curcumina que lhe confere a cor tão característica e que é responsável por grande parte dos seus benefícios, em particular pelo seu potente efeito anti-inflamatório.
É também usado como corante para tecidos e tintas.

Para além das propriedades anti-inflamatórias tem também "propriedades antissépticas, anti-bacterianas, antivirais, anti-fúngicas e anti-cancerígenas, reforçando o seu potencial contra as doenças malignas, diabetes, Alzheimer, artitres, alergias ou doenças crónicas", segundo o M. D. Anderson Cancer Center.

Por cá costumo usar a curcuma fresca. É facilmente encontrada em mercados de produtos biológicos e uso-a como tempero de legumes assados no forno, como tempero de peixe grelhado, em sumos de laranja, no leite dourado (que sabe tão bem em dias frios de inverno), no arroz integral (para lhe dar algum sabor exótico e cor), entre outras utilizações.
Como a que compro é biológica não tiro a casca. Lavo-a bem e ralo-a com o auxílio de um ralador. 

Atenção que mesmo com a casca é necessário lavar rapidamente tudo o que toca na curcuma, incluindo as mãos, pois ela mancha tudo de amarelo. Com o tempo sai mas demora. Quem me conhece sabe que é comum eu andar com o polegar e indicador amarelos!! 

Não deve ser usado na gravidez, em pessoas com úlceras gástricas ou gastrites ou se eventual tiverem retirado a vesícula. Se não é o seu caso, use e abuse. É saborosa e faz maravilhas!

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrições

subscrições