In Lifestyle

Plastic Free July - Aceitas o desafio?

Plastic Free July
O mês de Julho está mesmo a começar e entre tantos outros desafios que tenho em mãos, decidi aceitar mais este, o Plastic Free July.
Julgo que não vá ser muito complicado para mim, já que no meu dia a dia, desde há bastante tempo, a quantidade de plástico que utilizo é mínima.
Ainda assim achei importante aceitar o desafio para efectivamente verificar e quantificar o plástico que ainda entra na minha casa e desta forma poder melhorar mas também para dar a conhecer este projecto a quem ainda não o conhece e quer, de alguma forma, juntar-se a tantos outros neste mês de reflexão e de aquisição de bons hábitos ambientais e ajudar o Planeta!

O Plastic Free July

O Plastic Free July começou como um pequeno movimento na Austrália, em 2011 e desde aí espalhou-se para mais de 150 cidades e tem milhões de participantes por todo o mundo.
O Objectivo do Plastic Free July é o de desafiar as pessoas a não usarem plásticos, principalmente os descartáveis durante 1 mês e tentar que essa prática de torne uma rotina nos restantes meses do ano, ajudando a criar hábitos mais sustentáveis nos aderentes.
O movimento pretende sensibilizar as pessoas para o problema da poluição dos oceanos, que é nos dias que correm um problema grave.

Segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (UICN), "50 a 80% do lixo nas zonas costeiras do Planeta é plástico". E não é só nas zonas costeiras, há plástico em todo o lado, desde as nossas florestas, rios, jardins e ruas. Isso faz com que este já tenha entrado, há muito, na nossa cadeia alimentar, o que é muito grave e deveras assustador.
Há estudos que indicam só na primeira década do séc. XXI foi produzido mais plástico do que nos últimos 100 anos e prevê-se que até 2050 haja mais plástico no mar do que peixes.



Aceitas o desafio?

Há muitas coisas a fazer para que o plástico descartável deixe de fazer parte do nosso dia a dia e no blog podes encontrar muitas sugestões e dicas.
Pretendo, durante este mês, relembrar muitas das alternativas que usamos cá em casa e tentar outras que ainda não sejam rotina! 

Conto contigo? Aceitas o desafio?
Se o fizeres partilhas o teu sucesso com o tag @plasticfreejuly, @blogmaenatureza e @mae__natureza e usa a hashtag #plasticfreejuly

Até breve!

Related Articles

2 comentários:

  1. O ano passado fizemos, foi assim que deixamos os garrafões. Este ano vamos nessa ;)
    Também vou colocar o desafio no meu Blog :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Boa ;) Quantos mais melhor! E num mês podemos ganhar hábitos mais sustentáveis que depois não vamos querer deixar!!
      Bjinhos e obrigada

      Eliminar

Subscrições

subscrições